sexta-feira, 29 de abril de 2011


Acionistas aprovam a entrada da Vale nas obras de Belo Monte

              Acionistas controladores da Vale aprovaram a entrada da mineradora como sócia na hidrelétrica de Belo Monte.  Pela proposta, a Vale fica com a participação dos 9% que pertenciam à Gaia Energia, empresa do Grupo Bertin que desistiu do projeto em fevereiro.  As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A decisão pode ser sacramentada hoje em reunião do novo conselho de administração, eleito no último dia 19.  A deliberação já passou por duas instâncias: foi aprovada pelo comitê estratégico e, na segunda-feira recebeu sinal verde em reunião da Valepar - a empresa que reúne os acionistas controladores da mineradora.
A usina hidrelétrica de Belo Monte é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e é uma das prioridades da presidente Dilma Rousseff.  O empreendimento foi orçado em R$ 19 bilhões pelo governo, mas empresas que estudaram o projeto calcularam que ele custaria algo em torno de R$ 30 bilhões.
O consórcio Norte Energia, que venceu o leilão de Belo Monte no ano passado, estava incompleto desde que o Bertin desistiu de participar do projeto.
A mineradora já havia se interessado antes por Belo Monte.  Em parceria com a Andrade Gutierrez, a mineradora disputou o leilão da concessão para construir e operar a usina, mas foi derrotada pelo consórcio Norte Energia, que agora vai passar a integrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário