sábado, 16 de outubro de 2010

A água em nosso planeta

Por: Luciana Kuster Kipert
Acadêmica de Gestão Ambiental




Educação Ambiental Ação e cidadania
      A água é elemento fundamental e insubstituível, se não houver água não haverá vida. O Brasil possui cerca de 12% de toda reserva hídrica do planeta  tanto superficiais quanto subterrâneas, alem de possuir  os maiores recursos mundiais. Todavia essa dádiva que pode se tornar algum dia uma raridade, hoje todo esse potencial hídrico é distribuído de forma irregular no país.
Aqüífero Guarani
O maior reservatório de água doce das Américas e um dos maiores do mundo,está localizado na bacia sedimentar do Paraná, abrange quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Sendo assim o maior manancial de água doce subterrânea transfronteirico do mundo. Fica na região centro-leste da America do sul, entre 12° e 35° latitude sul, e entre 47° e 65° longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhoes de km², sendo que no Brasil são 840.000 km², no Paraguai 58.500 km², Uruguai 58.500 km² e Argentina 255.000 km². Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da sua área total), abrangendo os estados  de goiais, mato grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande dos sul.


         Esse reservatório de proporções gigantescas de água subterrânea é formado por derrames de basalto ocorridos nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáseo Inferior (entre 200 e 132 milhões de anos),. É constituído pelos sedimentos arenosos de formação Pirambóia na Base ( Formação Buena Vista na Argentina e Uruguai), e arenitos Botucatu no topo ( Missiones no Paraguai, Tacuarembó no Uruguai e Argentina). A espessura total do aqüífero varia de valores superiores a 800 metros até a ausência completa de espessura em áreas internas da bacia. Considerando uma espessura média aqüífera de 250 metros e porosidade efetiva de 15%, estima-se que as reservas permanentes do aqüífero (água acumulada ao longo do tempo) sejam da ordem de 45.000 Km³. O  Aquífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer. 
 Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) é de 160 Km³/ano, sendo que desta, 40 Km³/ano constitui o potencial explotável sem riscos para o sistema aqüífero. As águas em geral são de boa qualidade para o abastecimento público e outros usos, sendo que em sua porção confinada, os poços tem cerca de 1.500 m de profundidade e podem produzir vazões superiores a 700 m³/h.



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário